segunda-feira, 14 de março de 2016

Um pouco do "Almanaque Shoujo Mangá: O poder da sedução feminina"

Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Hoje vim apresentar (ou relembrar) pra vocês esse almanaque maravilhoso!
Tenho ele a bastante tempo, mas em termos de conteúdo ele é um dos melhores!


Organizado por Eloyr Pacheco, está à venda pela Editora Escala e custa apenas R$ 19,90 (http://www.escala.com.br/livro-almanaque-shoujo-manga/p). Vamos lá?


O que é shoujo?

Shoujo, shojo ou shojô, significa "moça" em japonês. Ele é realizado de mulheres para mulheres, e pode ter conteúdo desde dramáticos, cômicos, até os mais adultos e de ficção científica. É um gênero que faz as mulheres se identificarem bastante com as personagens.


Quem é o "pai" do shoujo mangá?


Para a surpresa de alguns, o shoujo na verdade foi criado por um homem: Osamu Tezuka. Criador da obra "A Princesa e o Cavaleiro" ("Ribbon no Kishi"), que se tornou a base para a evolução do shoujo mangá.
Osamu Tezuka foi um mangaká, animador, produtor e médico. Nasceu em 3 de novembro de 1928 em Osaka, Japão. Devido à suas obras, ficou conhecido como "pai do animê", "o deus do Mangá" e o "Walt Disney Japonês".


De acordo com Tezuka, a influência para seu trabalho veio do Teatro Takarazuka, que frequentava quando criança, onde as mulheres interpretavam personagens tanto masculinos quanto femininos. Ele tinha o hábito de desenhar personagens com olhos grandes, para demonstrar sentimentos aos personagens. Isso ocorreu porque, ainda quando criança, via as atrizes com bastante maquiagem nos olhos, que brilhavam devido à luz do palco.


Em "A Princesa e o Cavaleiro", Safire (personagem principal) se disfarça de homem para não perder seu lugar no trono e impedir que pessoas maldosas governem o reino. Devido à isso, tem que esconder seu amor pelo príncipe Franz. O que a leva a um conflito interno, típico das histórias sucessoras de animes/mangás.


Quais são as "variantes" do shoujo?


- Josei

Voltado para o público feminino acima dos 18 anos. Trata de temas mais adultos, podendo falar (entre outros assuntos) sobre gravidez, amores não correspondidos e violência.
Um exemplo: Honey and Clover.



- Yuri

Fala de relações românticas entre garotas, podendo também ter bissexualidade. O contexto varia, a depender do público.
Um exemplo: Sakura Trick.



- Yaoi

Este fala sobre relações homossexuais entre homens, podendo ser de forma romântica ou "pesada". Mas nem todos os personagens são homossexuais, alguns são bem leves como: Sakura Card Captors.


Por hoje é isso pessoal!
Espero que tenham gostado!


Abraçoo da Helena :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário