terça-feira, 5 de julho de 2016

[CÃES] Um medo chamado: diagnóstico errado!

Boa noite, pessoal!
Tudo bem com vocês?

No último post sobre animais, falei sobre cães idosos e dei o exemplo dos meus cães. Fiquei de dizer para vocês sobre como minha cadela estava reagindo à suposta alergia, então aqui estou!

Caso: Minha cadela




A Branca foi diagnosticada com alergia e fiquei muito preocupada porque, mesmo tomando todos os remédios direitinho, ela não melhorava. Sendo assim, senti a necessidade de buscar uma outra opinião... E adivinhem só? Ela não estava com alergia e sim com sarna demodécica!
Fiquei bastante assustada porque, lendo artigos sobre o assunto anteriormente, vi que é bastante complicada e pode não ter uma cura de 100%. Mas (graças à Deus!) dessa vez o diagnóstico e os remédios indicados estão corretos e ela está bem melhor!


Essa foto foi tirada na época do São João e de lá pra cá ela está ainda melhor! O macho (Galego) não está com a sarna, mas também estou tendo cuidado... Depois que se tem um cão doente, ficamos ainda mais atentos!

Sobre a doença


A sarna demodécica é causada pelo ácaro Demodex canis, geralmente ocorre em cachorros jovens ou em cães adultos que estejam com uma imunidade baixa. São normais em níveis pequenos, mas quando em alta quantidade causam sérios problemas aos cães. Algumas raças apresentam uma tendência a ter essa doença, algumas delas são: Pastor Alemão, Pinscher, Bulldog Inglês, Bulldog Francês, Yorkshire, Boxer, Dálmata, Bull Terrier, Pit Bull, Shar Pei, Doberman e Pug. Sendo assim, vale ressaltar que este tipo de sarna não é transmitida pelo contato, nem para humanos nem para outros animais, apenas de forma genética.

Ela pode se apresentar de forma generalizada, quando atinge principalmente cabeça, pernas e troncos. Deixando-os sem pelos, bem avermelhados... E o cão coça bastante, podendo agravar o quadro. Caso ocorra em filhotes, existem grandes chances de cura de forma natural, mas em cães adultos faz-se necessário um tratamento, que pode ser mais simples, apenas com banhos utilizando xampus específicos e corte dos pelos; ou mais "pesadas", tendo que tomar medicamentos específicos e/ou injeções.

No caso da minha cadela, que é mais grave, ela está tomando Ivermectina comprimido e está tomando banho semanal com Amitraz 12,5 Biovet. E teve uma melhora bastante visível! Não sendo encontrados os ácaros nas raspagens (que o veterinário faz na pele dela e verifica a ocorrência). No entanto, ela precisará ter pelo menos 3 resultados negativos, para confirmar melhora. Lembrando também que ela sempre terá que fazer esses exames, mas em intervalos maiores pois, em casos de estresse, a sarna pode reaparecer.

Não existe exatamente uma forma de evitar, mas acho que como o estresse é o fator agravante, é bom fazer com que o cão esteja sempre da melhor forma possível! Pode-se evitar que outros cães peguem fazendo a castração de  machos e fêmeas que apresentem a doença para evitar que eles gerem filhotes que possam ter a doença,  evitar o acasalamento desses cães e para aqueles que são adultos devem-se fazer regularmente os exames para evitar ou tratar a doença na fase inicial.


Fonte: Sarna demodécica (Sarna Negra) | Disponível em: Tudo Sobre Cachorros
Então pessoal, como podem ver é importantíssimo ter bastante atenção com nossos cães e ter muito cuidado na escolha do veterinário! No caso da minha cadela, por estarem piorando os sintomas na pele, o veterinário anterior queria aumentar a concentração dos remédios que ela estava tomando, o que poderia agravar também suas dores no estômago! Por isso, em caso de dúvida, procurem outro veterinário, porque você pode estar gastando tempo e dinheiro, e, pior, pondo a vida do seu animal em risco, por causa de um diagnóstico errado!

Por hoje é isso, espero que tenham gostado!!

Abraçooo da Helena

2 comentários:

  1. Adorei o post, principalmente, por que tenho um cachorro com leishmaniose, que passou por alguns veterinários até descobrirem a doença. Essa é uma questão realmente séria. Nós que amamos nossos bichinhos, sabemos como é difícil vê-los sofrer e pular de clínica em clínica, que receitam apenas paliativos.

    Abraço!

    http://bloghistoriasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Cailes... Muito complicado, principalmente quando se tratam de doenças graves assim... Obrigada pelo comentário :)

      Abraço!!

      Excluir