quarta-feira, 20 de julho de 2016

[RESENHA] Cheio de Graça


 
Autora: Clara Arreguy
Outubro Edições
Brasília - 2015
118 páginas

Sinopse: "O que fazer para contar a história de um homem como Seu Maia? Tecer loas, enaltecer o caráter, exemplificar a honradez? Ou, numa atitude muito dele, não levá-lo tão a sério e partir pros fatos engraçados que lhe enfeitaram uma vida de luta, superação e conquistas? Partir do bom humor, sua marca registrada, para chegar ao que dava sustentação a essa superfície leve, parece um bom começo. Afinal, leveza também foi uma das características que mais contribuíram para fazer dele o homem popular que foi."


Para ser sincera, esta foi a primeira Biografia que li! (*pasmem*) Então foi uma leitura bem diferente da que estou acostumada, mas gostei bastante! O livro traz a história de Maia, um homem que passou por muita coisa na vida como todo mundo, só que de um jeito especial. Sempre tentando levar as coisas com humor, sempre divertido, sempre: cheio de graça! E o título do livro combina perfeitamente com ele, suas histórias, contadas perfeitamente pela autora (que, aliás, é sua filha!), me fizeram dar bastante risadas!

Em meio a tantas lutas, ele encontrou o amor de sua vida (Dona Nini) e teve nove filhos! Foi uma criança muito "sapeca", e quando adulto também não perdeu seu jeito brincalhão! Sempre gostou da leitura, e possui dois livros publicados: um de poema, chamado Coração menino (Outubro, 2002); e outro de crônicas, Dois dedos de prosa (Outubro, 2011), que foi editado após sua morte.

"José Henrique Maia (1915-2007) foi bancário, poeta, cronista, pai, marido, amigo e tantas coisas que sua vida daria um livro. Foi o que a família fez em Cheio de graça: relembrou, por meio de seus casos e piadas, uma existência longa e rica."

Eu não entendo muito de livros biográficos, mas tenho certeza absoluta que esse foi escrito com muito carinho e amor! Uma espécie de viagem no tempo que, por vezes, faz a gente se sentir ali, naquele momento... Fica clara quanta saudade ele deixou, mas também quão bem ele viveu!


Gostei muito das páginas que têm os versos de Seu Maia escritos com a sua letra! E todas as fotos escolhidas fazem com que a gente tenha a impressão de tê-lo conhecido!

Encontrem a Editora e a Escritora:
- Facebook da Outubro Edições: 
- Instagram da Outubro Edições: 
- Instagram da Escritora: 
- Site da Escritora: 

Comprem o livro entrando em contato com a Editora pelo email: outubroedicoes@gmail.com
Fico muito feliz quando os livros me surpreendem, e esse não foi diferente. Agradeço à editora pela oportunidade de ler algo tão maravilhoso e divertido! Parabenizo a escritora pela criatividade e o amor com que ela escreve!

Por hoje é isso, pessoal! Peço desculpas pela demora, mas o recesso está chegando e vou aproveitar bem muito para encher vocês de resenhas, dicas e novidades!

Abraçoo da Helena :)

2 comentários: