segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

[RESENHA] Minhas Palavras

Autora: Raquel Morelli
Editora: AM2
2015 
152 Páginas

Sinopse: "O livro 'Minhas Palavras' traz crônicas, relatos e poemas escritos por Raquel Morelli. Alguns foram publicados em blogs. Não é um livro autobiográfico, cada texto é fruto de observações de mundo e uso de um pouco de criatividade."

Suas crônicas são sempre marcadas pela sensibilidade e leveza, é como se a autora nos confessasse seus sentimentos, duvidas e receios. Recomendo!” (Juliana Almeida, blog Dear Book)
O livro é dividido em duas partes. A primeira é sobre Crônicas e Relatos, e a segunda é de Poemas. Em ambos a autora escreve sobre diversos temas, mas principalmente sobre relacionamentos, sobre aquelas dúvidas que sentimos com relação a nós mesmos e seu carinho pelo ator Heath Ledger, o qual, infelizmente, já faleceu.

Sobre relacionamentos tem-se de tudo um pouco, amor que dá certo, amor não correspondido, aqueles términos e confusões que acredito que todos passamos na vida. Aquela certeza que aquela pessoa é A pessoa, misturada com a dúvida se vão ficar juntos ou não. Alguns trechos parecem muito com alguns conflitos que passei na adolescência, inclusive ri bastante com vários deles.

Sobre o "nós mesmos" vem a saudade de quando as coisas eram mais simples... O quanto é chato ser adulto (concordo!) e o quanto dá vontade de simplificar as coisas (e de xingar algumas pessoas). Também fala sobre as mudanças que passamos durante a vida... A saudade que às vezes sentimos de nós mesmos, daquele jeitinho que éramos antes, mas que esse momento já se foi.

Uma das coisas mais bonitas no livro é sobre o carinho (e por que não dizer amor?) pelo ator Heath Ledger. Pra quem não conhece, ele foi simplesmente o melhor Coringa de todos os tempos! Além de vários outros filmes que fez parte, como o famoso "Dez Coisas que Eu Odeio em Você". E a morte dele aconteceu justamente no momento em que ela estava mais "fissurada" pelo seu trabalho, uma verdadeira fã, e o fato de ter acontecido também próximo ao seu aniversário foi o que mais marcou. Existem diversos textos e poemas baseados nesse sentimento de tristeza, saudade, admiração e amor. E foi graças ao ator que ela se apaixonou por filmes!

Sempre fica aquela dúvida do "será que isso aconteceu ou foi pura imaginação?", mas há aquelas partes em que a autora parece estar conversando com a gente, contando aquilo como se estivéssemos ali, tomando um café e comendo bolo (ou tomando uma tequila?). Momentos em que parece uma amiga e momentos que parece a gente se expressando.

E simplesmente não dá pra postar uma resenha do livro sem colocar aqui alguns trechos...

CEDO OU TARDE DEMAIS (p. 32)
"(...) Acho que tentar, errar, desistir, recomeçar, sempre é algo válido, porque nada em nossa vida é para sempre e essa é feita de encontros e desencontros, de erros e acertos, que, no fim, tudo se junta, formando uma só coisa: experiência.  E, essa, ninguém tira de você..."

CARTA PARA HEATH (p. 60)
"(...) Nem tudo é perfeito e, Ledger, você era BOM demais pra ser verdade, foi um anjo de breve passagem por este mundo com o intuito de deixar a vida das pessoas mais feliz. Cada vez que eu penso em você eu sei e sinto que você está bem e então, toda vez que eu fecho os meus olhos e vejo você, sinto tranquilidade e paz. E quando a saudade aperta, eu sonho com você e nós conversamos, porque eu sei que isso é verdade."

TE FAZER FELIZ (p. 118)
"Eu posso te falar dos meus medos,
Mas posso te dar conforto quando precisar
Posso te contar piadas e te fazer feliz

(...)

Posso te dizer que você é o homem que eu quero
Posso dizer que sou feliz
Pois quero te fazer feliz..."
Também não poderia deixar de postar uma frase de seu ator favorito, que demonstra exatamente o que ela fala em seu livro:

"When I die, my money's not gonna come with me. My movies will live on for people to judge what I was as a person. I just want to stay curious." (Heath Ledger)
"Quando eu morrer, meu dinheiro năo virá comigo. Meus filmes viverão para que as pessoas julguem o que eu era como pessoa. Eu só quero ficar curioso." (Heath Ledger)
Sobre a autora: "Raquel Morelli tem 23 anos, mora em Jaú/SP e percebeu que gostava de escrever aos 12 anos. Em 2015 publicou seu primeiro livro Minhas Palavras (Editora AM2), compilando textos e poemas escritos desde 2005.
A sua temática favorita é o amor.
Raquel possui poemas publicados nas antologias: “Fragmentos do Pensamento” (Editora Ases da Literatura), “As Quatro Estações” (Editora Andross) e na antologia CNNP (Editora Vivara).
A autora é formada em Letras e dá aulas de Português e Inglês. 
Adora filmes, séries e livros. 
Atualmente está escrevendo um romance e sempre escreve pequenas poesias."

Redes sociais:
- Facebook: Página do livroperfil pessoal e página de divulgação do blog e de novos textos.
- Instagram:  (pessoal) e @rm_escritora
- Blog: Textos Raquel
- Twitter: @rmescritora
- Skoob: Livro (livro) e autora.
A leitura foi uma mistura de lembranças, risos e curiosidade. E muito agradável! A escrita é bastante leve e parece que você vive aquele momento quando lê. Com relação à diagramação, a única coisa que acho que faltou foi mais "delicadeza" nas páginas, para combinar com seus textos. Mas o tamanho e o formato estão excelentes! Essa mistura de "vivenciar" aquele momento, de relembrar o passado, de parecer que a autora está conversando com a gente, deixou muito interessante.

Fiquei muito feliz por ter tido a oportunidade de ler um livro tão interessante e cheio de amor. As palavras da autora, em muitos momentos, mexem com a gente. E eu realmente fiquei com um aperto grande no peito toda vez que ela falava do Ledger. Dá pra sentir a emoção em cada texto, em cada poema. Mais uma vez agradeço a autora pela parceria!

Indico pra quem gosta de textos com sentimentos e poemas, preparem-se para sentir um pouco de diversas emoções, saudade, tristeza, amor...

E só pra finalizar (prometo!) só mais um trechinho em clima de início de ano: 

"(...) Pode entrar e sair ano, você pode fazer suas resoluções, pode fazer simpatias, pode pular as sete ondinhas, mas se VOCÊ não tomar a iniciativa de realizar suas coisas, elas não vão acontecer. O ano novo não é obrigado a fazer milagres por você, coitado. Ele é novo e não milagroso. O milagre é você que tem que fazer." (p. 82)

Espero que tenham gostado!

Abraçooo da Helena

Nenhum comentário:

Postar um comentário