sexta-feira, 9 de junho de 2017

Anjos de quatro patas

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês
Espero que estejam ótimos!

Eu não estou tão bem assim. Essa semana perdi meu filho de quatro patas, e por que não dizer também: meu anjo. Eu não consigo entender o motivo de os cães viverem tão pouco, dizem que é porque eles já conhecem o amor pleno, são puros, e tem a missão de nos ensinar o verdadeiro amor. E isso eles fazem muito bem! Mas nunca é fácil.

Sempre quis ter cães, mas sabe o que era irônico? Eu tinha medo! Quando era criança meus pais me deram um, e eu ficava super assustada. Mas depois ele me conquistou de tal forma que eu não consegui mais viver sem esses seres tão maravilhosos. Tive vários cachorros, no momento só estou com minha pequena, mas mesmo com tantas perdas, não existe isso de se acostumar. A dor é a mesma.

Cães não são iguais, cada um demonstra seu amor de uma forma. E isso é o que diferencia um do outro. Alguns mais geniosos, outros mais doces. Mas todos são especiais. A perda de um amigo, anjo, filho, tão importante nos faz sofrer muito. Algumas pessoas não se deixaram tocar por esse amor tão puro, estes não compreenderão. Mas os que o tem, sentem na alma a perda.

Algo que as pessoas sempre falam, é que ao perderem um cão uma vez, não querem ter outro. Isso porque tem medo de sentir aquela dor tão grande novamente. Eu compreendo perfeitamente o quanto é difícil. Mas eu acho que deveriam procurar guardar as boas recordações e seu amor por aquele cão eternamente, e dar a oportunidade a um outro cão viver ao seu lado.

Essa semana eu chorei como a muito tempo havia chorado. Não conseguia fazer nada, fiquei completamente tomada pela dor. Foram 13 anos ao lado de um dos melhores cães do mundo. Aquele que cuidei dando mamadeira, porque a mãe morreu poucas horas após um parto complicado. Com a idade vieram várias doenças, e eu sempre ouvia as pessoas falarem de sua idade, dessas doenças. A gente pode até saber que, sim, um dia eles vão morrer, todos vamos, mas o coração não aceita, não quer. E a gente faz de tudo para tentar salvar. E, muitas vezes, salva. Por isso é importante fazer tudo o que puder.

Só que chega um momento, independente da idade, que nossos cães retornam ao céu em forma de anjos, dessa vez, com asas e não apenas patas. E sei que ambos sofrem, nós, e eles também. Porque eles também não querem ir. E saber disso também machuca demais. Mas, infelizmente, a vida é assim. Depois temos que tomar a difícil decisão de seguir em frente. O que não é nada fácil. Mas o tempo não espera a gente ficar bem.

E então começamos a tentar voltar para uma rotina, que, na verdade, não será tão igual a antes. Mas devemos procurar preencher o vazio no peito com amor, simplesmente. Aquele amor puro que recebemos durante todo o tempo que eles passaram ao nosso lado. Todas as brincadeiras e momentos maravilhosos juntos, devem ser carinhosamente guardados.
Eu acho que toda pessoa depressiva deveria ter um cão. Se você é ou se acha depressivo e tem um, está fazendo errado. Um cachorro sempre vai estar feliz ao te encontrar (a menos que ele esteja doente), sempre vai ficar te esperando na porta, pronto pra te encher de amor quando você entrar. Se ele perceber que você está triste, ele vai tentar te animar de alguma forma, e se ele não conseguir, vai ficar ali ao seu lado. E você vai se sentir melhor, acredite.

Sou uma pessoa bastante fechada, confesso, dificilmente você vai me ver na rua conversando com estranhos, ou até mesmo com conhecidos. Mas quando vejo um cão? Além da vontade de levar pra casa, não consigo resistir e fazer aquela "vozinha". Se eu estiver sem pressa e ele "der ousadia"? Ficamos ainda bastante tempo juntos. Eu sendo louca para as pessoas que nos verem, e nós aproveitando a companhia um do outro naquele momento. Claro que também não são todos assim, aqueles que já sofreram violência tendem a ser mais bravos ou assustados.

Por isso eu digo, só tenha um cão se realmente estiver disposto a abrir mão de várias coisas, se tiver dinheiro para gastar com brinquedos, veterinário... E se tiver paciência e amor o suficiente para ficar com ele até mesmo quando ele estiver com os dentes caindo. Não tenha só por ter, cães são amor em forma de animal, e sentem como a gente. Pensem bastante antes de tomar essa decisão.

"Um cachorro não precisa de carrões, casas grandes ou roupas de marca. Um graveto está ótimo para ele. Um cachorro não se importa se você é rico ou pobre, inteligente ou idiota, esperto ou burro. Dê seu coração para ele, e ele lhe dará o dele. 
De quantas pessoas você pode falar isso? Quantas pessoas fazem você raro, puro e especial? Quantas pessoas fazem você se sentir extraordinário?" (John Grogan)
Eu amo muito meu cão e sei que ele me amava muito também. Amo todos os outros e sempre irei amar. Sinto muita falta e sempre sentirei. Meu muito obrigada por tudo o que me ensinou e por ter vivido esse tempo ao meu lado.
Se você tem um cão que costuma destruir objetos, tente não ficar tão chateado, dê bronca sim, mas lembre-se do pouco tempo que eles passam ao nosso lado. E depois? Farão muita falta. Quem perdeu um cão, não desista de ter outro, todos eles merecem ter a chance de amar e serem amados. Quem tem receio de criar um cão pelo medo da perda, lembre-se que eles nos ensinam, através dela, a valorizarmos nosso tempo. Não tenham medo de se entregar a um sentimento tão bonito.

Os trechos que destaquei aqui são de um livro cheio de momentos, que fala do real sentimento por um cão, e que acho que quase todos conhecem: Marley e Eu. Até hoje não consegui ler o livro completo porque choro só em começar (meu recorde foram umas 19 páginas). Mas acho muito lindo e são uma das melhores descrições desse amor. E é com um deles que vou encerrar a publicação de hoje.

"Poderíamos ter comprado um pequeno iate com o que nós gastamos com o nosso cachorro e tudo que ele destruiu. Mas, me pergunto: quantos iates ficam esperando junto a porta o dia inteiro até você voltar? Quantos vivem esperando a chance de subir no seu colo ou descer a colina com você em um tobogã, lambendo o seu rosto?" 
(John Grogan)

Nenhum comentário:

Postar um comentário