quarta-feira, 21 de junho de 2017

[RESENHA] Ensina-me a Amar

Autora: Suellen Mendes
Editora Independente
2017
29 Páginas

Sinopse: "Em pleno século XIX, uma jovem – casada – recebe uma carta destinada ao seu irmão recém falecido. Dividida entre a moral e a curiosidade, Abigail opta por descobrir o conteúdo do que tem em mãos. Na carta, Juan – melhor amigo de Alberto – confessa ao amigo o quanto está vivendo uma relação complicada com a esposa, grávida de poucos meses; além disso, o homem (ignorando que quem estará lendo a carta é Abigail e não o irmão dela, Alberto) confessa que ficou encantado pelos textos que a jovem mandava, sob um pseudônimo masculino, para serem publicados no jornal em que ele trabalhava. Movida pelo sentimento de gratidão e respeito ao remetente, a jovem escreve lhe contando o que houve com Alberto. A partir de então, os dois passam a viver meses de relacionamento por cartas; e a amizade que surge entre ambos aos poucos vai evoluindo para algo mais... Para uma paixão que os assusta e os fortalece quanto àquilo que acreditam ser o certo.

Uma paixão que acalenta, um amor que surge naturalmente, uma omissão que pode machucar...esses são os ingredientes desta trama que deu o que falar ao ser postada integralmente no blog São Tantas Coisas (conseguindo quase duas mil visualizações em um mês)."
Abigail é casada com Luís e mãe de Alana, que ainda é um bebê. Sempre quis ser escritora, o que era algo bastante julgado pela sociedade naquela época. Ainda lamentando a morte de seu querido irmão, Alberto, ela recebe uma carta destinada a ele, infelizmente ele nunca a leria. Então ela fica em dúvida entre ler a carta ou não. Afinal, ela foi escrita para ele.

Apesar da grande dúvida, ela decide ler e sente que está invadindo a vida do amigo de seu irmão. Mas continua e descobre na leitura que o irmão falara a este amigo, Juan, que ela escrevia. Enviando, inclusive, textos para que o mesmo lesse e pedindo para que ele a divulgasse, usando um pseudônimo masculino. O que a deixou um pouco chateada, mas a opinião do tal amigo logo a deixou feliz. Por fim, decide responder a carta, informando o que ocorreu com o seu irmão e agradecendo o elogio que o mesmo fizera a ela.

"Antes que pudesse pensar se o que estava fazendo era realmente a coisa certa a ser feita, a jovem pegou sua caneta-tinteiro e começou a escrever uma resposta a carta de Juan."

Juan também é casado, mas seu casamento não está muito bem e sua esposa corre grande risco de perder seu filho durante a gravidez. Ele é um editor de um jornal e ficou encantado com o jeito que a irmã de seu amigo escrevia. Podia sentir a emoção dela naquele papel. E quando recebeu a carta em resposta à sua, ficou ainda mais admirado, apesar da informação contida ser muito triste. Ele sempre teve vontade de conhecer a irmã do amigo, ficava imaginando-a conforme ele a descrevia, e agora essa vontade aumentou ainda mais.

"Então, antes que perdesse a coragem, cometeu uma imprudência. Juan escreveu uma nova carta, entretanto, desta vez o destinatário não era o querido amigo Alberto, mas sim a jovem senhora Abigail Nunes Alencar."

A partir dessas respostas, os dois começaram a ficar se comunicando através de cartas enviadas um ao outro. Até que, um dia, eles percebem que o sentimento entre eles está cada vez mais forte. Ambos sentiam aquilo, sabiam que era amor, mas eles não haviam esquecido de que já tinham construído uma família, eram casados e tinham filhos. Havia uma decisão importante a se tomar. Uma decisão que afeta toda a vida não só deles, mas das pessoas que estão ao seu lado.

"Você me mudou, sinto-me mais viva a cada palavra afetuosa que me destinas...”
Vocês podem adquirir o livro digital na Amazon, e o preço está maravilhoso!

Encontrem e sigam a autora:
Facebook
Instagram
O conto traz um amor real. Escrito de forma magnífica, com uma delicadeza nas palavras que tocam a nossa alma e mexe com tudo que acreditamos ser o amor. A forma como eles se comunicam, o crescimento de um sentimento tão bonito, a decisão que os dois têm que tomar. Tudo isso envolve o leitor de uma forma incrível! Uma história de amor diferente de muitas que somos acostumados a ler. E que prende o leitor a cada palavra.

Espero que tenham gostado!!

Helena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário